[fotografia] #8: Nuvens prateleiras

Iphone SE – 1/800 – f/2.2 – ISO 100 – 4.15mm

O fenômeno ocorreu na Baixada Santista e fotografado na praia do Canto do Forte, Praia Grande (São Paulo, Brasil – 24.0089° S, 46.4125° W), em 16/01/2019. Segundo o professor da Universidade Estadual do Piauí, Werdon Costa:

A nuvem Prateleira (Shelf cloud) é um tipo de formação de nuvem cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-pai. Geralmente, precedem uma tempestade. Como o nome já diz, possui camadas que se assemelham a uma prateleira mas, de forma mais detalhada, é uma nuvem baixa e horizontal (não verticalmente proeminente como muitas nuvens de tempestade). Uma nuvem de prateleira é geralmente curva ou semicircular e se sobressai como uma prateleira a partir uma nuvem pai (geralmente uma nuvem de tempestade). Estas nuvens formam-se em associação com uma frente de rajada. Essa frente de rajada pode ser causada por uma linha de instabilidade ou “downdrafts” de um temporal. Ou seja, quando a chuva cai sobre a terra, ele arrasta o ar frio com ela. A chuva refrigera o ar, corre para a terra dentro da célula de trovoada e depois se espalha para fora, uma vez que atinge o solo, de modo que o ar quente e úmido é forçado para cima, e resfria formando uma Nuvem Prateleira.

Nesta caso, a chuva não chegou no continente, mas foi observada no oceano junto com uma série de raios e ventos fortes. A visão desse tipo de nuvem é espetacular!

Timelapse – 12 s

Fonte: UESPI. 2015. Docente da UESPI explica fenômeno meteorológico ocorrido em Teresina. Obtido em: http://www.uespi.br/site/?p=73770. Acesso: 17/01/2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.