Como o conhecimento sobre a organização social de orcas (Orcinus orca) nos leva à lutar contra a exploração de animais para diversão?

Estamos na segunda década do século XXI e nem o mais pessimista do século anterior poderia imaginar que neste momento histórico ainda estaríamos discutindo questões tão arcaicas como a captura em vida livre e a manutenção em cativeiro para exposição e exploração de animais selvagens. Mas aqui estamos nós…

Diante do caos, a boa notícia é que existem pessoas dispostas a levantar a questão e promover a mudança necessária. Há sete anos foi criado o “Empty the Tanks” ou Tanques vazios, um movimento internacional que objetiva discutir, propor estratégias e políticas e, através da opinião pública, pressionar instituições e governo sobre a questão. No Brasil, o movimento é liderado pelo Instituto Verde Azul – o VIVA Baleias, golfinhos e cia – que neste ano organizou, no dia 11 de maio, um evento no auditório do Museu de Pesca de Santos, litoral paulista.

A edição contou com representantes de diversas instituições, como a Sea Shepherd e Proteção Animal Mundial. A Unesp (Universidade Estadual Paulista) foi representada pelo professor Dr. Mario Rollo, docente no Campus Litoral Paulista (IB/CLP) e especialista em mamíferos aquáticos. Com a palestra “A complexidade da estrutura social das orcas“, o professor trouxe informações científicas extremamente relevantes, que ajudam a corroborar os argumentos relacionados à crueldade de manter essa espécie em qualquer tipo de cativeiro.

O áudio da palestra, na íntegra, está disponível abaixo:

A Complexidade da Estrutura Social das Orcas – Prof. Dr. Mario Rollo – Tanques Vazios 2019

Durante a mesa redonda com os demais participantes, o professor ainda ressaltou a importância da participação popular em questões mais amplas, como a defesa das Unidades de Conservação, citando o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos como exemplo crítico na atualidade devido às mudanças na política ambiental nos últimos três meses.


Para saber mais:
Instituto Verde Azul – VIVA: http://viva.bio.br
Empty the Tanks: http://emptythetanks.org/
Gazeta do Povo: Ibama rejeita análise técnica e autoriza leilão de petróleo próximo de ‘paraíso marinho’ – 08/04/2019 – https://www.gazetadopovo.com.br/republica/ibama-autoriza-leilao-petroleo-abrolhos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.