Os síndicos do lago

Documentários fazem parte da forma que encontrei para aprender. Eles foram fundamentais – como a série “Desafios da Vida”, narrada por David Attenborough – para que eu escolhesse estudar Biologia, Fotografia e até hoje são um meio para eu descobrir o mundo natural.

Acompanhando um trabalho de campo recebi de uma das pesquisadoras a indicação de um documentário/curta chamado Os síndicos do lago (3:14 min.), produzido por ela e uma equipe de outros estudantes de biologia durante o curso Filmagem da Vida Silvestre, ministrado pelo professor César Leite, na UFSCAR (São Carlos, SP) em 2016.

Nas palavras de uma das criadoras do curta, Barbara Prado:

Os moradores viviam harmonicamente nesse lugar bonito e tranquilo, mas morar ali não tem sido fácil. Será que os síndicos conseguirão resolver este problema?

Produzido por Barbara Prado Damata, Clara Machado dos Santos, Isabelle Avolio Tristão e Juán Vitor Ruiz, com Fotografia de Enzo Manzoli, o vídeo parte de uma história natural envolvendo as aves do lago da universidade para nos alertar sobre os problemas ambientais atuais, como lixo e falta de saneamento, temas que são relevantes para todo o cidadão, independentemente se conhecemos o lago e aves que o habitam. Essa é a beleza de “Os síndicos do lago”, pois nos transporta imediatamente para nossos próprios lagos. E nesses ambientes podemos realizar ou propor alguma mudança positiva, para que “nossas” aves possam habitá-los por mais tempo.

Produções como essa deveriam ser estimuladas e ensinadas aos estudantes das áreas de Ciências Biológicas. Infelizmente essa é uma área historicamente pouca explorada nos cursos de Biologia, resultando em projetos episódicos e numa escassez de produções nacionais de qualidade técnica tanto de imagem quanto de conteúdo. Pelo jeito ainda precisaremos de David Attenborough por aqui um bom tempo.


Para saber mais:
Website do professor César Leite: http://www.cesarleite.com
Conheça David Attenborough: https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Attenborough

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.